DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES DA ESCOLA DOMINICAL OU ESCOLA BÍBLICA.

DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES DA ESCOLA DOMINICAL OU ESCOLA BÍBLICA.

1. A preparação.

Antes de tudo, sabemos que a oração é fundamental para que tudo em nossa vida de certo, e lógico, que você pode preparar um estudo muito bom, mas se não orar, não vai adiantar, vai ser um estudo vazio, sem autoridade.




1.    2.    Ter a definição de a qual tipo de público se vai falar.

Conhecer o público que você vai ministrar a aula é de suma importância. 
Exemplo: Há pessoas que não sabem ler? Qual o grau de escolaridade da sua sala de aula? Fundamental? Médio? Acadêmico? É um público masculino, feminino ou misto?

Por que eu falo isso? Porque é fundamental saber a quem vai se falar e preparar um material de acordo com a idade, escolaridade entre outras coisas. Exemplo: Eu não posso preparar uma aula totalmente teológica para um público adolescente, porque eles não vão assimilar o conteúdo e vai ficar enfadonho, cansativo, um desânimo só, ou seja, uma aula que ninguém vai aprender ou muito menos vai querer voltar.


3. Material didático que ajude ao público assimilar o conteúdo.
Banners, Data show, imagens, mapas, desenhos, escrever ou desenhar.

No geral as pessoas aprendem vendo, ouvindo e praticando (no caso aqui, participando da aula).



4. O ponto principal de uma aula é o aluno aprender e não o professor mostrar que sabe. Excesso de conteúdo e leitura de muitos versículos não é produtivo para a aula e torna ela muito chata.



5. Quanto ao estudo é bom estudar o assunto, entender cada versículo citado na aula ou lição, entendendo o texto e o seu contexto. Enfim tirar todas possíveis duvidas que você tem ou que o seu aluno pode ter.





6. Manter-se dentro do assunto central da aula.


É comum no meio da aula surgirem perguntas que não tem nada a ver com o tema central da aula.
O que fazer?

Se a pergunta for muito fora do tema, peça com delicadeza para passar essa resposta em outra ocasião para não perder o foco da aula. Muitas vezes surgem assuntos que não tem nada a ver com o tema, e esse assunto perpetua por toda a aula;  se estudando tudo, menos o tema em questão. 

7. Perguntas.

Nunca entre em temas que você não domina, em assuntos aleatórios ou em testemunhos longos que não acrescentam nada a aula.
Não tenha vergonha de dizer que não sabe, é melhor falar que não sabe do que tentar inventar e alguém desmentir você. Ninguém é obrigado a saber de tudo, e lembre-se que eventualmente pode e muitas vezes tem pessoas que tem muito mais conhecimento que você assistindo a aula.

8. Conhecimento fundamental.

É fundamental para um professor, fazer um curso teológico, de preferência que seja através da sua igreja evitando contradizer aquilo que a sua igreja acredita: Sua teologia, doutrina, costumes, linha de pensamento. Ou seja, se eu estou pregando em uma igreja Assembleia de Deus que segue a linha teológica do Arminianismo, é logico que eu não vou prega ou ensinar doutrina Calvinista. E vou ler livros de conteúdo Arminiano principalmente e distinguir entre os dois pontos.

Fora isso, também é essencial que o professor tenha bíblias de estudo, livros que tratem de assuntos específicos, comentários bíblicos, livros de crítica textual, hermenêutica,
Exegese e outros.




Comentários

Postagens mais visitadas

Estudo de João 5:39 Examinais as escrituras.

Estudo sobre a palavra Bem-aventurado (makarios Mateus 5.3-12)

Deus é um ser pessoal.

Apocalipse 1.8 O Alfa e o Ômega.

A palavra de Deus se cumpre em Amós 4.2 a conquista de Laquis.