DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES DA ESCOLA DOMINICAL OU ESCOLA BÍBLICA.
DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES DA ESCOLA DOMINICAL OU ESCOLA BÍBLICA.
1. A preparação.
Antes de tudo, sabemos que a oração é fundamental para que tudo em nossa vida de certo, e lógico, que você pode preparar um estudo muito bom, mas se não orar, não vai adiantar, vai ser um estudo vazio, sem autoridade.
Antes de tudo, sabemos que a oração é fundamental para que tudo em nossa vida de certo, e lógico, que você pode preparar um estudo muito bom, mas se não orar, não vai adiantar, vai ser um estudo vazio, sem autoridade.
1. 2. Ter a definição de a qual tipo de público se vai
falar.
Conhecer o público que você vai ministrar a aula é de suma importância.
Exemplo: Há pessoas que não sabem ler? Qual o grau de escolaridade da sua sala de aula? Fundamental? Médio? Acadêmico? É um público masculino, feminino ou misto?
Exemplo: Há pessoas que não sabem ler? Qual o grau de escolaridade da sua sala de aula? Fundamental? Médio? Acadêmico? É um público masculino, feminino ou misto?
Por que eu falo isso? Porque é fundamental saber a quem vai
se falar e preparar um material de acordo com a idade, escolaridade entre
outras coisas. Exemplo: Eu não posso preparar uma aula totalmente teológica para
um público adolescente, porque eles não vão assimilar o conteúdo e vai ficar enfadonho,
cansativo, um desânimo só, ou seja, uma aula que ninguém vai aprender ou muito
menos vai querer voltar.
3. Material didático que ajude ao público assimilar o conteúdo.
Banners, Data show, imagens, mapas, desenhos, escrever ou desenhar.
No geral as pessoas aprendem vendo, ouvindo e praticando (no
caso aqui, participando da aula).
4. O ponto principal de uma aula é o aluno aprender e não o professor mostrar que sabe. Excesso de conteúdo e leitura de muitos versículos não é produtivo para a aula e torna ela muito chata.
5.
Quanto ao estudo é bom estudar o assunto, entender cada versículo citado na
aula ou lição, entendendo o texto e o seu contexto. Enfim tirar todas possíveis
duvidas que você tem ou que o seu aluno pode ter.
6. Manter-se dentro do assunto central da aula.
6. Manter-se dentro do assunto central da aula.
É comum no meio da aula surgirem perguntas que não tem nada a
ver com o tema central da aula.
O que fazer?
Se a pergunta for muito fora do tema, peça com delicadeza
para passar essa resposta em outra ocasião para não perder o foco da aula.
Muitas vezes surgem assuntos que não tem nada a ver com o tema, e esse assunto
perpetua por toda a aula; se estudando tudo, menos o tema em questão.
7. Perguntas.
Nunca entre em temas que você não domina, em assuntos aleatórios
ou em testemunhos longos que não acrescentam nada a aula.
Não tenha vergonha de dizer que não sabe, é melhor falar que
não sabe do que tentar inventar e alguém desmentir você. Ninguém é obrigado a
saber de tudo, e lembre-se que eventualmente pode e muitas vezes tem pessoas
que tem muito mais conhecimento que você assistindo a aula.
8. Conhecimento
fundamental.
É fundamental para
um professor, fazer um curso teológico, de preferência que seja através da sua
igreja evitando contradizer aquilo que a sua igreja acredita: Sua teologia,
doutrina, costumes, linha de pensamento. Ou seja, se eu estou pregando em uma
igreja Assembleia de Deus que segue a linha teológica do Arminianismo, é logico
que eu não vou prega ou ensinar doutrina Calvinista. E vou ler livros de conteúdo
Arminiano principalmente e distinguir entre os dois pontos.
Fora isso, também
é essencial que o professor tenha bíblias de estudo, livros que tratem de
assuntos específicos, comentários bíblicos, livros de crítica textual, hermenêutica,
Exegese e outros.
Comentários
Postar um comentário