Estudo sobre a palavra Bem-aventurado (makarios Mateus 5.3-12)

A palavra Bem-aventurado "makarios" ( Mateus 5.3-12 )

O sermão do monte é uma das mais lindas pregações de jesus, o mestre nos ensina muito através dele.



A palavra grega makarios significa “feliz”, mas é óbvio que "... as bênçãos contempladas nas Beatitudes não podem de forma alguma ser expressas em nosso idioma pela palavra ou pelo conceito de ‘felicidade’ ”, elas se referem antes à bem-aventurança que só vêm para aqueles que desfrutam da salvação em Jesus Cristo.

Hunter sugere: “ ‘Abençoado’ significa ‘Ah, a felicidade de’, e a beatitude é a felicidade do homem que, em comunhão com Deus, vive a vida que é realmente a vida”.
Arndt e Gingrich escrevem: “A tradução Ô, a felicidade de ou saudação àqueles, preferida por alguns, pode ser exatamente correta para o original aramaico, mas ela escassamente exaure o conteúdo que makarios tinha nos lábios dos cristãos de fala grega”.
John Wesley tem sido seguido por vários tradutores atuais ao adotar “Feliz”. Mas “Bem-aventurado” talvez seja uma tradução mais adequada. (Beacon).


Beatitudes

Beatitudes significa Bem-aventurança, felicidade, bem-estar, Felicidade de quem sente deleite em contemplações místicas. (dicionário Priberam).

Significado da palavra no original:

No original Makarios forma prolongada da poética makar, com o mesmo sentido significa: supremamente abençoado, por extensão afortunado, próspero, pessoa de sorte: (mais) abençoado, feliz, bem-aventurado.

Em um mundo de pessoas que buscam a felicidade a qualquer preço, e a buscam de várias formas errôneas, na tentava de suprir seu vazio interno provocado pela falta de Deus, se entregam aos desejos da carne, ao pecado e se afastam cada vez mais de Deus, se tornando cada vez mais infelizes, sendo iludidos por felicidades momentâneas.
Mas a Felicidade (bem-aventurança) descrita no sermão do monte é exclusiva para aqueles que estão em Deus e vivem a sua palavra nas suas próprias vidas; não é uma felicidade aparente, mas algo transcendente, porque vai além das circunstâncias da vida.
Então para desfrutarmos de tal “felicidade” é necessário aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador da nossa vida, fazendo-se morada do Espirito Santo, e ele próprio nos testifica de tal felicidade.

A felicidade estar em ter uma vida com Deus, é Ele que supri todas as nossas necessidades.


                                        Francinaldo Araujo Faustino.

Fontes e referencias:

Comentário Bíblico Beacon,
Bíblia de estudo Palavra chave "Hebraico.Grego"
Autor.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estudo de João 5:39 Examinais as escrituras.

Apocalipse 1.8 O Alfa e o Ômega.

Deus é um ser pessoal.

A palavra de Deus se cumpre em Amós 4.2 a conquista de Laquis.