Deus é um ser pessoal.

Deus é um ser pessoal.

Deus é um ser pessoal, o que isso quer dizer? Entendemos que uma pessoa é alguém dotado de capacidade de pensar, de sentir e de tomar resoluções, e isso não se restringe a um corpo.





"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."

João 4:24


Exemplo: Se um indivíduo perder um dedo ou um braço, continuará sendo uma pessoa.

Deus não tem corpo (Deus é espírito Jo 4.24), mas tem as mesmas características de uma pessoa, de um ser pessoal.

Deus se comunica com outros seres:


"O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança."
Salmos 25:14

Logo, quem conta seus segredos para alguém é porque se comunica com essa pessoa. Aprendi desde cedo que orar é falar com Deus, mas também é parar para ouvi-lo dentro de si mesmo, aqueles que se aproximam de Deus tendem a ouvi-lo claramente em seus ouvidos.

Deus é afetado por nossas ações em relação a Ele:


"As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer".
Isaías 1:14

Ao longo da história bíblica nós vemos esse relacionamento entre Deus e homem, onde Deus se aborrece por ações do homem, atitudes erradas, pecado do homem contra Deus.

Deus pensa:


"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor".
Isaías 55:8

Deus pensa a respeito de Nós, e seus pensamentos são melhores que os nossos, pois Ele sabe o que é melhor para nós; Nós queremos muitas coisas, mas Deus sabe o quanto suportamos e até onde conseguimos ir, muitas vezes queremos coisas que não conseguimos controlar e provavelmente nos levariam a destruição, sendo assim, Deus não nos dá tudo que queremos, mas o necessário para nossas vidas correrem bem.

Deus toma decisões:


"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele."
Gênesis 2:18

Deus toma decisões, e essas decisões são de acordo com a sua vontade soberana e não a nossa. Essas decisões são sempre perfeitas e são o melhor para nós. No texto acima nós vimos que Deus viu uma necessidade do homem e criou a mulher para suprir essa necessidade. Deus sempre faz o melhor, Ele não erra.

Deus é soberano, não aceita ordens de ninguém, embora muitos usam do determinismo “Eu determino”, e isso é uma grande tolice, achar que Deus é subjugado, obrigado a fazer a vontade de alguém; Deus faz o que quer e na hora que quer, Ele é onipotente.
Assim como o ser humano, Deus tem personalidade, mas, no entanto, aquilo que é visto na personalidade do homem é imperfeito, mas a de Deus é perfeita; a nossa é apenas uma cópia da de Deus.

Quando a bíblia fala que somos imagem e semelhança de Deus, ela está falando de tais capacidades, que temos em comum com Deus, sendo as de Deus perfeitas e as nossas limitadas.
Deus é como uma pessoa que conhecemos, que conversamos, que ouvimos, que nos ouvi, como em toda relação entre pessoas, mas a diferença é que Ele é Santo, Perfeito, Onipresente, Onisciente, Onipotente.

Para termos total acesso a sua presença, só através de Jesus.


Francinaldo Araujo Faustino.

fontes e referências:

Doutrinas fundamentais da bíblia (Floyd W/David D.).

Comentários

Postagens mais visitadas

Estudo de João 5:39 Examinais as escrituras.

Estudo sobre a palavra Bem-aventurado (makarios Mateus 5.3-12)

Apocalipse 1.8 O Alfa e o Ômega.

A palavra de Deus se cumpre em Amós 4.2 a conquista de Laquis.