Estudo de João 5:39 Examinais as escrituras.
Examinais as Escrituras ( João 5:39 )
Convido você a fazer comigo uma análise do texto de João 5.39, conhecer e entender as escrituras é essencial para um cristão genuíno.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
No contexto do texto de João 5.39 Jesus vai ao tanque de Betesda e cura um homem que a trinta e oito anos, se achava enfermo ( João 5:5 ), porem os judeus não gostaram dEle ter curado no sábado ( o sábado era sagrado para eles e não se podia trabalhar ) e tentavam mata-lo, Jesus então começa a falar que sua autoridade vem de Deus Pai e que faz as obras do Pai, e que é filho de Deus, se igualando a Deus, então os judeus se revoltam mais ainda contra Ele, nesse contexto Jesus começa a dizer que eles lêem as escrituras porque acreditam encontrar a vida eterna através delas, mas que as escrituras falam a respeito dEle, de fato o novo testamento assim como na bíblia inteira o ponto central é Jesus Cristo.
Examinais
O verbo inicial pode ser tanto imperativo quanto indicativo, mas o indicativo parece fazer um sentido melhor neste contexto.
Seria, literalmente, “Vocês estão examinando as Escrituras, porque nelas acham que terão a vida eterna”. (Beacon)
A palavra "examinais" no grego pode ser:
Indicativo - "costumais examinar", uma ação continua (ou seja, vocês sempre estão examinando as escrituras)
Imperativo - "examinai as escrituras" como uma ordem.
A mais aceita é o “indicativo”, ou seja, Jesus está falando que eles examinavam as escrituras e não dando ordem ou pedindo para que examinassem.
"porque vós cuidais ter nelas a vida eterna,"
Eles acreditavam que apenas ler as escrituras era o suficiente para o pós vida.
"e são elas que de mim testificam;"
As escrituras testificam ou dão testemunho de Jesus; elas já falam dele a muito tempo. Em outras palavras, Jesus falou: Vocês examinam as escrituras porque querem a vida eterna e acham que através delas vão conseguir, mas examinando tanto quanto o fazem, mesmo assim não veem que elas fala de mim.
Comentários
Postar um comentário